Clínica de Psicologia Comportamento
Rua Bárbara Heliodora, nº 399 – Sala 601 | Centro (Edifício Fabíola) – Governador Valadares – MG
Quem Sou
Psicólogo Clínico Comportamental, professor de graduação em psicologia e supervisor de estágios para formação de novos profissionais.
A terapia comportamental é um tratamento psicológico que se concentra nas atitudes e comportamentos e ajuda a melhorar na qualidade de vida. Um psicólogo comportamental pode ajudar a tratar problemas como: ansiedade, depressão, fobia, comportamentos obsessivos e traumas.
Além disso, a terapia comportamental também pode ser eficaz para ajudar as pessoas a lidar com problemas de saúde mental como: TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Em geral, a terapia comportamental pode ser uma opção eficaz para aqueles que buscam um tratamento direcionado e soluções práticas para suas questões de saúde mental.
VÍDEOS YOUTUBE
Vença a ansiedade de uma vez por todas. Os sintomas são verdadeiros. A sensação de medo no corpo é real. O desconforto traz o medo de que vai acontecer algo com você. Muitas pessoas vão parar no hospital como se estivessem sofrendo um infarto. Mas a ansiedade não começa de uma hora para outra. O controle da ansiedade é possível com terapia comportamental. Você vai aprender a usar as próprias emoções para controlar a ansiedade e vai ter melhor qualidade de vida.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta tanto crianças quanto adultos. Além do tratamento médico é a terapia comportamental que ajuda a pessoa a organizar as emoções para uma vida eficiente. O trabalho focado da terapia comportamental modifica os comportamentos que trazem limitações as pessoas com TDHA no seu dia a dia. Uma série de 16 encontros semanais são propostos dentro de um programa de modificação dos comportamentos que levam a desatenção e a hiperatividade. O cliente consegue comparar a sua evolução com uma rotina aplicada em todas as áreas da sua vida.
É uma doença muitas vezes silenciosa. Quando alguém é diagnosticado com depressão, já estava vivendo a depressão há mais tempo. A depressão paralisa a pessoa em todas as áreas da vida. A depressão precisa ser acompanhada com terapia comportamental na história de vida da pessoa. Você pode mudar a história de vida que te levou à depressão.
A exaustação causada no trabalho é hoje uma doença ocupacional. Ou seja é classificada como doença do trabalho. O Burnout não é um quadro de estresse crônico, mas é muito mais forte. As relações com os patrões, gestores e as condições de trabalho podem adoecer as pessoas. A terapia para Burnout ajuda a pessoa a reconstruir a sua vida profissional e o retorno ao mundo do trabalho.
Duas histórias que se encontram e buscam ao mesmo tempo respeito. A terapia para casais casados ou namorados é um recurso de organização das emoções com o trabalho da individualidade. As histórias parentais, as dificuldades financeiras, a imaturidade, as mídias sociais e a interpretação de traição fazem parte das principais queixas dos casais. O processo de terapia de casal trabalha a construção de recursos psicológicos e emocionais que vão ajudar o casal na construção de uma história de vida saudável, sem que cada um perca a sua personalidade e sua individualidade na relação.
A escolha profissional é um processo emocional. Jovens são submetidos a um vestibular e a uma escolha do que fazer para a vida toda sem nenhum preparo emocional. A dúvida , o não conhecimento do mercado e das habilidades múltiplas podem resultar em histórias de sofrimento durante o processo de escolha e acompanhar a pessoa por toda a vida. Mas também é possível mudar de profissão, fazer transição de carreira. Um processo de transição de carreira organiza primeiramente os aspectos emocionais da pessoa e também trabalha recursos e etapas para uma mudança que gere sentido na vida de quem não quer viver a vida toda na mesma profissão.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo está no lugar de algo que traz medo a pessoa. O alívio vem por meio de rituais, e o comportamento da pessoa é todo modificado pelo TOC. Há muito sofrimento no TOC e ele não é uma “mania apenas”. É na terapia comportamental que a pessoa aprende a mudar os comportamentos de medo que levaram ao TOC.
Nenhuma compulsão acontece porque a pessoa quer, mas ela substitui algo na vida da pessoa e se torna um excesso. Envolve desde questões, alimentares, sexuais, consumo e gasto e também dependências emocionais de uma outra pessoal, objetos e ambientes, como o próprio trabalho. A compulsão esconde histórias reforçadas ao longo da vida de uma pessoa ou que foram desencadeadas em um momento de grande decepção. A compulsão é um desgaste de alto custo emocional. A terapia para a modulação de compulsões é um processo de ajudar a pessoa a se libertar do que ela tem medo e não sabe.
Para os dolescentes e jovens diagnósticados ainda na infância as terapias comportamentais precisam ser adaptadas a essa fase da vida. A ABA Análise do Comportamento Aplicada garante o acompanhamento de adolescentes e jovens buscando maior autonomia com práticas comportamentais apropriadas a essa faixa-etária. O mapeamento dos ambientes de interação e os recursos adequados para maiores contatos sociais, acadêmicos e familiares. As questões sexuais próprias da idade e o fortalecimento emocional a partir da própria história de vida do cliente.
A Terapia ou Psicoterapia é indicada para pessoas que em algum momento da vida se sentem perdidas emocionalmente e não estão conseguindo enfrentar os desafios da vida, seja por ansiedade, depressão (com diagnóstico médico ou mesmo quando a pessoa se sente deprimida mesmo sem saber se é depressão). A terapia é para quem não consegue encontrar uma solução ou saída para seus sofrimentos e emoções, mas também para quem quer se conhecer melhor, se posicionar diante das pessoas , recomeçar a vida e mudar comportamentos. A psicoterapia comportamental é uma abordagem segura para desenvolver as forças emocionais para todos os enfrentamentos da vida.
A psicoterapia presencial e online é um processo porque não acontece em um único momento. Na terapia o cliente vai falar sobre a sua história de vida e o que no momento presente tem dificuldades para enfrentar. Como psicólogo clínico comportamental ajudo o cliente a entender como ele chegou ao memento em que está e como seguir enfrentando esse momento com força psicológica em busca de uma vida significativa. A Terapia Comportamento é uma prática da psicologia baseada em evidências científicas em um processo clínico de mudança de comportamentos ajudando o cliente a fazer as melhores escolhas respeitando sua história de vida e as dores das situações que está passando, mas também como não ser dominado por essa história e conseguir viver o momento presente. O cliente tem a garantia do sigilo terapêutico que é norma profissional, o que significa que tudo o que for falado e tratado em sessão será mantido em total sigilo entre o psicólogo e o cliente.
Na minha prática comportamental trabalho com ênfase em mudanças de comportamentos que modificam sentimentos e emoções. Respeitando a história individual do cliente e estou atento ao tempo de eficácia que a cliente precisa para as modificações das situações que está vivendo. A sessão tem duração de uma hora ou um pouco mais e ao longo dos encontros vamos definindo quanto tempo vamos trabalhar em terapia. Cada pessoa é uma avaliação específica e em média dentro da abordagem que trabalho a terapia vai durar em média quatro, cinco meses com sessões semanais, sendo depois avaliada a continuidade quinzenal ou mensal.
Os valores das sessões por orientação do Conselho Federal de Psicologia é informado no contato direto com o meu atendimento via whtas. O pagamento das sessões é feitos antes do início de cada sessão e é possível optar por plano mensal com valor específico de condições de pagamento. O pagamento pode ser feito em dinheiro, PIX ou transferências bancária.
A principal diferença entre a terapia presencial e online é mesmo a localização. Com o uso da internet e principalmente a partir de 2020 com a pandemia a terapia online se consolidou. Hoje além dos atendimentos presenciais em meu consultório atendo pessoas de vários Estados do País e também de outros países. Estados Unidos, Londres, Portugal, Espanha, Dinamarca e Alemanha são alguns países onde mantenho atendimento nesse momento.
Te ajuda a aprender novos comportamentos. A terapia não é apenas uma conversa, você aprende como agir em diversas situações.
Psicólogo praticamente só ouve.
Você não vai ficar anos indo ao psicólogo. No primeiro dia já aprende recursos para agir sob os sofrimentos.
São demoradas e não têm base científica.
Você vai aprender a agir sem culpa por suas decisões emocionais.
Cliente não fica sabendo os caminhos que o psicólogo está adotando na terapia.